Pular para o conteúdo principal

Dicas Sonar 8

Transpondo


Veja duas formas de transpor dados MIDI no SONAR:



· Você pode usar o comando Process-Transpose para transpor os dados selecionados



· Você pode usar o controle Key+ para uma trilha específica – o controle Key+ está localizado, juntamente com outros parâmetros de controle, no painel das trilhas. Este método faz com que a trilha toque, mais alto ou mais baixo definido pelo número de passos (semitons) que você coloca no contorle Key+. Esta forma é uma edição ‘não-destrutiva’ que não altera as notas dos dados originais, mas adiciona um ‘offset’ (deslocamento) quando a música é tocada.







Para transpor o arquivo do Tutorial

1. Selecione todas as notas na TRILHA DO BAIXO clicando no número da trilha. O número da trilha deve ficar numa cor diferente das outras.



2. Selecione todas as notas na TRILHA DO ÓRGÃO segurando a tecla Ctrl e clicando no número da trilha. Ctrl+cliques permite você selecionar múltiplas seleções.



3. Use o comando Process-Transpose para abrir a caixa de diálogo de Transposição.



4. Digite –2 (2 negativo) no campo Amount e clique Ok.



5. Ctrl+clique nas duas trilhas novamente para tirar a seleção.







O SONAR transpõe todas as notas, das duas trilhas, em 1 tom (2 semitons). Escolha a saída MIDI das trilhas e toque o projeto. Você pode desfazer a transposição apertando as teclas Ctrl+Z e se quiser refazer a transposição aperte Ctrl+Shif+Z.







Copiando Clips com Arrastar e Soltar (Drag and Drop)

O primeiro clip na trilha do baixo possui dois compassos de comprimento; podemos facilmente copia-lo para ficar com oito compassos de tamanho. Quando copiamos alguns clips já existentes, podemos torna-los ‘clips linkados’. Quando você editar um clip linkado, o SONAR altera a mesma edição em todos os outros clips que estão linkados à ele.



Para copiar clips usando Arrastar e Soltar

1. Na barra de ferramentas da Visualização da Trilhas, clique na ‘seta para baixo’ do ícone Snap to Grid.



2. Certifique-se que o botão ‘Musical Time’ esteja selecionado, e na lista ao lado direito dele, selecione ‘Measure’.



3. No campo Mode, selecione ‘Move By’ e clique Ok. Agora podemos mover apenas os clips no Painel de Clips pela distância exata de um ou vários compassos.



4. Segure a tecla Ctrl e arraste o primeiro clip na trilha do baixo para a direita e solte o botão do mouse quando o início do clip estiver no compasso 3. Aparece as opções de Clicar e Arrastar[1]. Clique OK – o SONAR coloca uma cópia do clip nos compassos 3 e 4. Ctrl+clique copia e move um clip enquanto só arrastar sem segurar o Ctrl apenas move o clip sem copia-lo.



5. Agora vamos copiar um clip e linka-lo: Segure Ctrl, clique no clip do compasso 3 a 5 e arraste para o inicio do compasso 5. Quando a janela das opções aparecer, clique na opção Copy Entire Clips as Linked Clips e clique OK. O SONAR coloca o clip linkado nos compassos 5 e 6. Os dois clips linkados possui uma linha pontilhada para indicar que são linkados.



6. Faça outra cópia linkada de um dos clips linkados e coloque no compasso 7 e 8. Observe que esta cópia irá sobrepor o clip do compasso 9, então certifique-se que a opção Blend Old and New está marcada na caixa de diálogo das opções de arrastar e soltar. Já que nenhuma das notas nos dois clips se sobrepõe, a combinação dos dois clips não faz nenhuma mudança dos seus dados.







Agora você possui cópias linkadas nos compassos 3 a 8: quando você editar qualquer um desses três clips, o SONAR altera os outros dois clips linkados.



Editando Notas no Piano Roll

O piano roll do SONAR lhe dá um controle completo das propriedades das notas. Vamos editar algumas notas.



Para Editar Notas no Piano Roll

1. Dê dois cliques no primeiro clip do baixo para abrir a Visualização do Piano Roll. No Piano Roll você pode usar as setas de movimentação para cima e para baixo do teclado do computador para mover as notas para melhor visualização. (as setas a esquerda e direita



2. Arraste o controle de zoom horizontal (no canto inferior direito do painel das notas) para aumentar a largura dos dados das notas e facilitar a edição.



3. Na barra de ferramentas do Piano Roll, clique com o botão direito no botão Snap to Grid para abrir a caixa de diálogo (as configurações do Snap to Grid são independentes em cada tipo de visualização)



4. Certifique-se que a opção ‘Musical Time’ esteja selecionada e na janela à direita selecione ‘Eighth – colcheia’



5. No campo Mode, escolha a opção ‘Move By’ e clique OK. Agora você só pode mover os dados em distâncias exatas de uma ou mais colcheias



6. Na barra de ferramentas clique na ferramenta ‘Draw’ (desenhar) para ativa-la.



7. Localize a nota que começa no início do 3° compasso e arraste para a esquerda em meio tempo e solte o botão do mouse.







O SONAR move a nota para a esquerda em uma colcheia e também move as notas idênticas dos outros dois compassos linkados



8. Arraste para o local original a nota anteriormente modificada



9. Feche a Visualização de Piano Roll







Se você quiser desfazer os links quando você terminar de editar-los, selecione os clips e com o botão direito do mouse escolha a opção Unlink do menu popup e selecione ‘Independent – Not Linked At All’ e clique Ok.



Você também pode usar a ferramenta de desenho (Draw) para mover as notas para cima ou para baixo, bem como colocar novas notas.



Edição de Slip

Agora vamos conhecer um dos recursos mais interessantes do SONAR: Edição de Slip. Este recurso permite você arrastar as bordas de início e/ou término de um clip para ocultar notas ou dados MIDI (também funciona para clips de áudio). O SONAR não deleta estas notas ou dados. Só não os executa. Assim que você arraste novamente as bordas e veja as informações no clip, o SONAR os executa novamente. A Edição de Slip é uma forma rápida e conveniente para você tentar diferentes sons sem ter que apagar qualquer informação. Você também pode deixar as bordas dos clips inalteradas e apenas arrastar os dados contidos nele, processo chamado de ‘scroll-trimming’. O scroll-trimming muda a colocação rítmica dos dados sem mudar as bordas dos clips.



Edição de Slips no Tutorial4.cwp

1. Arraste o controle de zoom horizontal no painel dos Clips para que fique somente 2 compassos na tela



2. Clique na seta do Snap to Grid e escolha ‘Musical Time’, ‘Eighth’ e ‘Move By’



3. No painel dos clips da trilha do Órgão, coloque o cursor na borda direita do primeiro clip até que o a seta mude de formato para um quadrado. Clique e arraste a borda para a esquerda até que os dados MIDI do compasso 6 desapareçam.







Agora você não pode ouvir essas notas.



4. Arraste o final do segundo clip para a esquerda para ocultar o glissando



5. No 3° clip segure as teclas Alt e Shift e arraste apenas os dados internos do clip para a esquerda aproximadamente em uma colcheia.







Experimente o máximo possível de combinações, tudo sem destruir nenhum dados.







Desenhando Envelopes MIDI

Os envelopes MIDI são linhas e curvas que você desenha no painel dos Clips para atuar sobre os dados MIDI. Cada envelope produz controles contínuos sobre um dos seguintes parâmetros: volume, pan, chorus, reverb, automação de mute ou controladores MIDI. Você pode mostrar ou ocultar qualquer envelope que você cria mas os envelopes continuarão sendo executados. Neste tutorial, vamos criar envelopes de volume MIDI.



Para desenhar e editar envelopes de volume MIDI

1. No painel dos Clips na trilha do Órgão, clique com o botão direito e escolha Envelopes-Track-Volume no menu popup







O SONAR cria uma linha azul na trilha do órgão com dois pequenos quadrados (nó – controle) no início e no fim. Se a trilha tiver um volume inicial, a linha mostrará o volume. Se não, ele mostrará um valor padrão.



2. Mova o ‘Now Time’ para o próximo marcador selecionando as teclas Ctrl+Shift+Page Down; o marcador se chama ‘Verse’ e está localizado no 9° compasso. Ajuste o controle de zoom horizontal para que o marcador fique visível na régua do tempo (Time Ruler)



3. Coloque o cursor do mouse no 4° tempo do compasso 8, até que ele mude para uma seta de dois sentidos (seta p/ cima e p/ baixo), clique com o botão direito e escolha Add Node do menu popup. Um atalho para adicionar um nó é dar dois cliques na linha.



4. No início do 9° compasso, adicione outro nó.



5. Leve o cursor do mouse sobre o nó (aparece uma seta cruzada) e arraste o nó para baixo dos dados MIDI no início do clip.



6. No 4° tempo do 12° compasso, adicione outro nó e arraste para a parte superior da trilha. Agora você possui um aumento gradual (volume) de 4 compassos na trilha do órgão.



7. No início o 13° compasso adicione outro nó e arraste para baixo dos dados MIDI no início do compasso



8. Clique com o botão direito na linha dos dois últimos nós e escolha Slow Curve do menu popup. O SONAR muda a linha para uma curva. Agora o volume será um pouco mais gradual.







Agora você possui algumas dinâmicas na trilha. Você pode adicionar mais envelopes se você desejar. Você também pode copiar e colar envelopes.







Convertendo MIDI para Áudio

Quando você finalizar toda edição dos dados MIDI do seu projeto, você pode converter as trilhas MIDI para áudio digital tal como Wav, MP3 e outros formatos. Se você estiver usando um módulo externo, simplesmente conecte a saída do módulo na entrada da placa de som. Se você estiver usando o sintetizador interno (placa de som), você pode usar a opção “what you hear” ou “sintetizador wave” nas propriedades de gravação da sua placa de som para converter as trilhas MIDI.



Para Converter MIDI para Áudio

1. Certifique-se que o botão Áudio Engine esteja desativado.



2. Selecione Options-Audio e clique em Input Monitoring. Certifique-se que o dispositivo de áudio não esteja selecionado.



3. Crie uma nova trilha de áudio e no campo In coloque Stereo (nome da placa de som)



NOTA: Se você tiver mais de uma placa de som, selecione a que usa o sintetizador interno que está nas trilhas MIDI.



4. Arm a trilha de destino



5. Mute ou arquive as trilhas que você não quer gravar na trilha de destino



6. Se o metrônomo estiver ativado, desative-o para não gravar o som do mesmo.



7. Volte ao início do projeto e clique no botão Record e clique no botão Stop quando terminar.







Após terminar, mute as trilhas MIDI que você gravou para não ouvi-las juntamente com a trilha gravada.











--------------------------------------------------------------------------------



[1] Se as opções de Arrastar e Soltar não aparecer, você precisar ir no menu Options-Global-Editing e marcar a opção Ask Every Time



Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar letra no Playback Mp3

   Pré-requisito: Winamp 2.7 ou posterior. As versões mais recentes no Winamp vêm com um ID3 mais completo, o ID3 versão 2 (ID3v2). O ID3 são informações que você mesmo pode inserir num arquivo MP3. No ID3v1, o campo do Comment tem limite de caracteres. No ID3v2, o espaço é ilimitado, o que te permite inserir a letra da música nele!!! Assim você pode acessar a letra quando estiver ouvindo o MP3 e saber cantar a música sem ficar blablablando. Pra chegar a essa janela do ID3, você tem que, primeiro, colocar o MP3 na Playlist do Winamp. Depois, você clica com o botão direito do rato no nome da música e escolhe File Info. Depois, copia e cola a letra dentro do campo Comment e clica no botão Update. Caso o MP3 esteja tocando, você pode simplesmente dar 2 cliques no título da música na janela principal do Winamp. O que é um ótimo macete pra ver a letra da música que tá tocando na hora, caso você já tenha inserido ela no ID3. Se várias pessoas começarem a fazer isso, os MP3 vã

Meu sonar 8 não sai audio mid?

Amigo é só fazer isso que da certo. Boa sorte. Rogério Canova. Estava como mesmo problema e acabei de achar a resposta para isso em outro forum. infelizmente não acho mais a página então não citarei a fonte (o cara que postou a solução...) mas enfim, é o seguinte: O sonar, a princípio não trabalha com Midi em placas de som onboard. O único jeito de fazer isso é: 1 - Abrir o Sonar 2 - Clicar em "Options" - "Audio" 3 - Na guia "Advanced", na opção "Driver Mode" selecione MME(32-bit) 4 - Dê ok e feche o sonar para abrir novamente. Pronto!

Problema no Potenciometro Contraste Do display ROLAND E60/E50/80/G70 (RE...