Pular para o conteúdo principal

Editor de audio

Tutorial: MP3 DirectCut

Lapide sua coleção de MP3s com o MP3 DirectCut e este tutorial do BABOO!

06/01/2006 18:05h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras
Introdução: Se você tem uma MP3 ripada que está com algum buraco ou o volume não está muito alto, o que você precisa é de um editor de arquivos de áudio - mas é difícil achar um editor de áudio gratuito e com funções boas. Era, pois neste tutorial eu mostrarei as principais funções do MP3DirectCut, um editor de arquivos MP3 com as principais funções necessárias - e totalmente grátis!
01. Para baixá-lo você deve visitar o site oficial do programa (http://www.mpesch3.de/). O tamanho do download do programa é bem pequeno, um pouco mais de 150KB, levando em conta que ele vem com um assistente de instalação.
02. Uma janela se abrirá mostrando apenas algumas condições especiais de uso (como a proibição de uso do programa para ajudar a pirataria de alguma maneira). Clique em OK para fechar a janela.    
03. O software automaticamente abrirá a tela de opções para que você mude o idioma do software (guia Operation), na opção Language. Mais abaixo, você poderá modificar como o mouse será usado no software, na opção Navigation.
04. Já na guia Devices, você poderá modificar os dispositivos de saída de som (Output device) e de entrada de som (Input device), embora estas opções devam apenas ser modificadas quando algum problema ocorrer.
05. E na guia Encoder, você poderá modificar o codec que fará o MP3 Direct Cut trabalhar com arquivos MP3. A opção que traz maior compatibilidade é usar o codec do próprio sistema (Use ACM). Ao lado da opção, você poderá modificar a qualidade dos arquivos MP3 ao bel prazer.
06. A interface do programa não é das mais bonitas, mas as principais funções de edição de áudio estão aqui!
07. Após abrir um arquivo suportado pelo mp3DirectCut (Menu Arquivo > Abrir) a tela ficara como a foto abaixo. Um gráfico representará a música de maneira precisa. As partes marrons da tela não fazem parte da música: elas delimitam o início e fim do arquivo aberto. Ao contrário da maioria dos softwares de edição de arquivos de áudio, o "ponto de edição" do MP3 Direct Cut sempre estará fixo no centro do software, assim, você sempre saberá em qual parte do arquivos estará (destacado na imagem).
08. Para selecionar algum trecho da música, basta clicar e arrastar com um clique do mouse. Você também pode usar os botão Definir início e Definir fim para fazer uma seleção rápida. Funciona assim: clicar em um certo ponto da música e utilizar o botão Definir início fará o ponto clicado ser o início da seleção, e o "ponto de edição" do MP3 Direct Cut será o final da seleção. O funcionamento do botão Definir Fim é análogo.
09. Com alguma parte do arquivo selecionada (nem que seja o arquivo inteiro), você pode usar outras ferramentas. A ferramenta Cortar por exemplo retira a seleção da música (ótimo para retirar espaços vazios) de músicas. As partes apagadas da música desaparecem do gráfico do arquivo.
   
10. Você também pode modificar o volume da seleção usando o Menu Editar > Gain....  Esta janela se abrirá e nela você poderá modificar o volume em cada saída de som (basta usar a barra deslizante que corresponde a cada caixa). Se você quiser mover os dois controladores ao mesmo tempo, basta ativar a opção Bloquear controles.
11. Para fazer seleções com maior precisão, você poderá utilizar os botões de navegação da janela principal. Com estes botões, você poderá facilmente ouvir alguns segundos antes e depois de uma seleção, para garantir que ela está no lugar correto.
É Show!
- Facilidade incrível para um software de edição de arquivos de áudio.
- Não há necessidade de ficar convertendo arquivos MP3 para editá-los: ganha tempo e qualidade dos arquivos.
 

É Lixo!
- A interface é simplória demais, a ponto do usuário às vezes ter de adivinhar funções.
- Tradução para português bem mal-feita, com várias partes ainda em inglês.


Para tirar dúvidas sobre este tutorial, bem como sugestões, mande um e-mail para mr.shadow@baboo.com.br. Não se esqueça de preencher o assunto do e-mail e enviar o link do tutorial, caso seja uma dúvida.

 Conclusão: Evidentemente, o MP3DirectCut não é um software especializado em edição de áudio, e não deveria ser cogitado para uso profissional. Seu uso é bem mais indicado para editar arquivos MP3 que contenham erros 'corrigíveis': sua coleção de arquivos MP3 agradece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar letra no Playback Mp3

   Pré-requisito: Winamp 2.7 ou posterior. As versões mais recentes no Winamp vêm com um ID3 mais completo, o ID3 versão 2 (ID3v2). O ID3 são informações que você mesmo pode inserir num arquivo MP3. No ID3v1, o campo do Comment tem limite de caracteres. No ID3v2, o espaço é ilimitado, o que te permite inserir a letra da música nele!!! Assim você pode acessar a letra quando estiver ouvindo o MP3 e saber cantar a música sem ficar blablablando. Pra chegar a essa janela do ID3, você tem que, primeiro, colocar o MP3 na Playlist do Winamp. Depois, você clica com o botão direito do rato no nome da música e escolhe File Info. Depois, copia e cola a letra dentro do campo Comment e clica no botão Update. Caso o MP3 esteja tocando, você pode simplesmente dar 2 cliques no título da música na janela principal do Winamp. O que é um ótimo macete pra ver a letra da música que tá tocando na hora, caso você já tenha inserido ela no ID3. Se várias pessoas começarem a fazer isso, os MP3 vã

Meu sonar 8 não sai audio mid?

Amigo é só fazer isso que da certo. Boa sorte. Rogério Canova. Estava como mesmo problema e acabei de achar a resposta para isso em outro forum. infelizmente não acho mais a página então não citarei a fonte (o cara que postou a solução...) mas enfim, é o seguinte: O sonar, a princípio não trabalha com Midi em placas de som onboard. O único jeito de fazer isso é: 1 - Abrir o Sonar 2 - Clicar em "Options" - "Audio" 3 - Na guia "Advanced", na opção "Driver Mode" selecione MME(32-bit) 4 - Dê ok e feche o sonar para abrir novamente. Pronto!

Problema no Potenciometro Contraste Do display ROLAND E60/E50/80/G70 (RE...